domingo, 3 de junho de 2012

Lançamento da revista dos 170 anos da Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua.
















Fato histórico para o município, lembranças que chamais serão apagadas!



No dia 01 de junho de 2012, ao pároco da igreja Pe Maxwell, juntamente com historiadora Andréa Cristina Caldas, apresentou a comunidade paduana o livro histórico antes da inauguração do museu, com uma palestra esclarecendo como foi feito levantamento do acervo que já é um marco na história de nosso município. Andréa Cristina Caldas é mestre em História, formada pela Universidade Salgado de Oliveira, onde defendeu uma tese, e possui ainda dois livros publicados, sendo um em conjunto com os colegas da Universidade e outro chamado “Genealogia da Família Imperial Brasileira”, que foi lançado no ano passado.

A pesquisa foi feita não apenas os livros que já existiam na Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua, mas ainda os livros já escritos pelas pessoas locais. Com isso, ela teve que viajar ao Rio de Janeiro, onde foi ao Convento dos Capuchinhos; ir a São Fidélis e a Ita ocara, a fim de coletar dados para a pesquisa.
O pedido do Padre Maxwell, foi para se fazer uma pesquisa e partir daí foi criada revista, com a ajuda de Alencar M. Júnior para realização desse trabalho.
Na palestra Andréa ressaltou a importância de conhecer nossa história, a história da cidade onde nascemos para que possamos até ajudar a preservar essa memória. Essa preservação de dados é importante, não só para a cidade, porque ali vai dar para as pessoas entenderem como a cidade começou como ela evoluiu como ela começou apenas como um curato, ou seja, uma pequena povoação e que depois aquilo foi aumentando através de vários aldeamentos indígenas feitos pelos fiéis da região, a população foi aumentando e mais tarde virou um município. “Um povo sem memória não chega a lugar nenhum”, ressaltou a historiadora.
O padre Maxwell muito emocionado reforçou as palavras da historiadora, agradeceu a presença de todos finalizando a palestra com a benção para todos os presentes. A seguir foi feita a inauguração do museu, com o presidente da festa diácono Cláudio,Padre Maxwell,Andréa caldas,para a descerramento da faixa simbólica.

Só foi lamentável a falta de autoridades, não compareceu nenhum representante da prefeitura, alunos, vereadores.Diretores de escolas foram menos do que o esperado, um fato histórico para poucos, mas que ficará nas memórias de muitos, pois os poucos que ali estiveram serão os muitos, que multiplicaram este grande momento na historia do município. Infelizmente este pais não é dado muitos para fatos históricos ou de educação, e ainda mais em campanhas eleitorais, a maioria busca outras comemorações festivas, pois acham mais interessantes do a cultura do município,mas quanto menos o povo saber melhor para ser manobrado,certo?

Nenhum comentário: