quinta-feira, 10 de maio de 2012

Padre Luiz Henrique da Silva Brito

Monsenhor Luiz Henrique da Silva Brito Bispo Auxiliar eleito da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro Segundo Monsenhor Luiz, essa foi uma experiência enriquecedora, "trabalhei por mais de um ano na Paróquia de São Sebastião, uma das mais antigas de Campos. Fui transferido para Santo Antônio de Pádua, onde fiquei por dez anos". Depois disso, seguiu para Roma onde passou dois anos estudando Teologia Moral. "Quando retornei para o Brasil, recebi a missão de iniciar a Paróquia Santa Helena. Foi uma experiência muito gratificante. Depois dessa experiência, fui transferido para a Paróquia de São Benedito, onde estava até o momento da nomeação". Sobre assumir como Bispo Auxiliar a Arquidiocese do Rio de Janeiro, Monsenhor Luiz diz que esta etapa ainda é muito nova para ele. "Mas, é o Senhor que está me convocando para colocar-me à disposição do Reino na Igreja no Rio de Janeiro, que tem uma história riquíssima, pastores dedicados e grandes sacerdotes. Estou confiante de que quando o Senhor nos convoca, ele dá a graça necessária para corresponder. Seu lema episcopal é: "O Senhor é minha força". Segundo ele, a escolha coincide com a meditação que fazia no dia em que recebeu a notícia de sua nomeação. "Estava meditando a Liturgia das Horas, o cântico de Isaías (Is 12,2), que diz: "O Senhor é a minha força. Nele eu confio, nada temo". Então, essa palavra de encorajamento do profeta Isaías me motivou a escolher o lema "O Senhor é a minha força". Sei que sou um instrumento, um vaso de barro, que carrega algo precioso: a força do Evangelho, a Palavra de Deus. Recordo também o Salmo que diz que não a nós, mas ao Senhor que deve ser dada a glória. Então, eu quero colocar-me como instrumento para que a glória de Deus seja manifestada". Sobre suas expectativas em relação a nova missão, Monsenhor Luiz afirma que está se colocando "à disposição do Reino a serviço da Igreja no Rio, ser um irmão, um companheiro dos sacerdotes nas alegrias, nas dificuldades, essa presença de esperança. O Papa Bento XVI disse na mensagem que ele escreveu para os novos bispos no ano passado, que o bispo deve ser visto acima de tudo como guardião da fé. O bispo é o pastor que o Senhor coloca para anunciar a esperança, a misericórdia de Deus. E, com espírito de serviço, quero me colocar à disposição da Igreja no Rio de Janeiro". (LB)

Nenhum comentário: