segunda-feira, 24 de outubro de 2011

PROASA – Programa de atenção a saúde auditiva em Natividade atende a mais de cinco mil pacientes com deficiência auditiva


O PROASA é desenvolvido pelo CENOM de Natividade e funciona desde novembro de 2005.
Foi o primeiro durante um ano e meio, trabalhando com média complexidade e a partir de agosto de 2011, por solicitação da Secretaria Estadual de Saúde, passou a compor uma rede de municípios maior, atendendo a 37 Municípios da região norte, noroeste e serrana, com uma população de 1.964.081, funcionando em alta complexidade.
Nascido em Copacabana, o professor universitário, fonoaudiólogo, audiologista, sanitarista, Dr. Arthur Marcelo Guimarães de Carvalho hoje reside em Natividade para desenvolver o programa de atenção a saúde auditiva (PROASA), atuando como responsável técnico do programa.
O Dr. Arthur concedeu uma entrevista ao Jornal sem Limites, leia abaixo:
JSL: Valeu à pena deixar o Rio de Janeiro, para vir desenvolver esse trabalho em Natividade?
Dr. Arthur: Sim, pela qualidade de vida e poder desenvolver um serviço de excelência no interior, Hoje sou natividalense de coração. Tenho a oportunidade de desenvolver a distância da metrópole esse trabalho, que vem beneficiando muitos pacientes com deficiência auditiva, já potencializamos mais de cinco mil pacientes entre crianças, jovens e idosos, gerando um significativo impacto social nesta população.
Dr. Arthur implantou nas maternidades cariocas o teste da orelhinha, programa de avaliação da audição em recém nascidos para diagnóstico precoce de perda auditiva.
A audição é um dos sentidos mais importantes, pois ela está intimamente relacionada com a fala e a visão. Para uma criança aprender a falar deverá, em primeiro lugar, escutar o que a outra pessoa fala, em seguida ela repete o que ouviu.
Antes do teste da orelhinha, as crianças com deficiência auditiva eram tratadas como crianças autistas (crianças que têm alteração cerebral e comportamental que afeta a capacidade da pessoa se comunicar, estabelecer relacionamentos e responder apropriadamente ao ambiente que a rodeia, ou seja, o autista é levado ao isolamento extremo), devido essas crianças tomavam medicamentos fortíssimos sem necessidade. Hoje a deficiência auditiva já pode ter um diagnóstico precoce e ter tratamento adequado ainda quando bebê. Concluiu DR. Arthur.
O PROASA conta com uma excelente equipe médica, são muito atenciosos, são eles: Rafael Capita, Arthur Marcelo, Glícia Abdud, Natália Mazala, Fabiana Beloto, Amélia Barreto, Luiz Silva, Marcelo Valadas, sem contar com atendentes e demais funcionários que ajudam no andamento do PROASA. Estão todos de parabéns!
Para ser atendido no PROASA basta procurar a Secretaria de Saúde de seu Município levando seus documentos e de lá você será encaminhado para o PROASA em Natividade. A secretaria de saúde do seu Município dispõe de veículos que levarão você para os exames.
Uma pena que esse grande serviço prestado às pessoas com deficiência auditiva seja tão pouco divulgado e que poucas pessoas saibam que existe a possibilidade de uma prótese auditiva, de acordo com o diagnóstico médico, e que elas não terão que pagar por isso. Só depende de divulgação e interesse maior das secretarias de saúde de cada município, fazer a sua parte isto é encaminhar, os pacientes a este órgão que é totalmente grátis todo o tratamento e entrega do aparelho.
Texto e fotos.Márcia Mendes

Nenhum comentário: