domingo, 21 de agosto de 2011

O Rio será sede da 27ª Jornada Mundial da Juventude em 2013

Papa anunciou  neste domingo, em Madri, no encerramento da 26ª edição do evento.

O papa Bento XVI anunciou oficialmente neste domingo que a cidade do Rio de Janeiro vai receber a 27ª edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2013. O anúncio foi feito durante a missa de encerramento do evento, em Madri, na Espanha, após uma vigília ao longo da madrugada. 
"Quero anunciar, agora, que a sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2013, será no Rio de Janeiro", disse o papa depois de missa na esplanada dos Quatro Ventos, na periferia de Madri.
"Peçamos ao Senhor, a partir deste instante, que assista com sua força os que vão organizá-la e libere o caminho dos jovens de todo o mundo para que possam reunir-se novamente com o papa na bela cidade brasileira", desejou.
Nesse momento, no estrado de onde o papa celebrou a missa, um grupo de jovens espanhóis com camisetas vermelhas entregou a grande cruz de madeira e a imagem da Virgem da JMJ a brasileiros, vestidos de verde e amarelo, que saudaram a multidão com bandeiras do país.
O governador Sérgio Cabral e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, assistiram à missa. "Acho que o Rio vai dar uma moldura muito especial à Jornada de 2013, mais um evento que se dará pela primeira vez na América do Sul. Temos um povo carinhoso e que vai confraternizar com a juventude do mundo inteiro. Tenho certeza de que os cristãos, os não-cristãos, os de outras religiões, todos estarão juntos recebendo esses milhões de jovens, acima de qualquer crença", afirmou o governador.
No sábado, em um hotel de Madri, autoridades da Igreja brasileira e do governo do Rio de Janeiro se encontraram para falar da próxima jornada.
“Comparando com a Copa do Mundo, teremos mais gente do Rio quando do encontro da Juventude com o papa”, disse o prefeito Eduardo Paes. O governador Sérgio Cabral afirmou que vai pôr à disposição toda a infra-estrutura da Copa do Mundo e das Olimpíadas. “Os hotéis e pousadas, colégios e igrejas e até estádios”, garantiu.

"Vale a pena acolher a chamada de Cristo no nosso interior", alenta o Papa

Centenas de milhar de jovens assistiram, em Cuatro Vientos, à vigília de oração presidida pelo Papa
Madrid, 20 de Agosto de 2011 – “Convido-vos a pedir a Deus que vos ajude a descobrir a vossa vocação na sociedade e na Igreja e a perseverar nela com alegria e fidelidade. Vale a pena acolher a chamada de Cristo no nosso interior e continuar com valentia e generosidade o caminho que Ele nos proponha”. Com estas palavras, respondia o Papa às perguntas que cinco jovens (dos Estados Unidos, Filipinas, Quénia, Alemanha e Reino Unido) lhe fizeram durante a vigília de oração que teve lugar em Cuatro Vientos
O Santo Padre deu-lhes vários conselhos, entre os quais se destaca a ideia de aprofundar a amizade com Jesus para conhecer a sua vontade: “E, como é que se mantém a amizade se não através do trato frequente, da conversa, do estar juntos e do partilhar alegrias ou tristezas? Santa Teresa de Jesus dizia que a oração é «tratar da amizade, estando muitas vezes a sós com quem sabemos que nos ama»”.

Consciente das adversidades do mundo em que vivem os jovens, Bento XVI exortou-os: “Não tenhais medo do mundo, nem do futuro, nem da vossa debilidade. O Senhor concedeu-vos viver neste momento da história, para que graças à vossa fé continue a ressoar o seu Nome em toda a terra.

Terminou as suas palavras animando-os a que ponham todas as suas preocupações, interrogações e alegrias aos pés de Jesus Sacramentado.

A adoração eucarística, protagonista

A vigília de oração que ocorreu no aeródromo de Cuatro Vientos começou às 20 horas, quando o Santo Padre apareceu ao calor dos aplausos e gritos de todos os jovens ali congregados há várias horas.

Esta Vigília teve uma clara protagonista: a adoração eucarística, que teve lugar no final e para a qual se trouxe, desde Toledo, a custódia de Arfe, uma jóia de ourivesaria espanhola com mais de 500 anos de história. Por outro lado, a vigília contou com uma procissão na qual vários jovens transportaram a Cruz das JMJ.

Para além do coro e da orquestra da JMJ, também participaram na Vigília a Escolanía de El Escorial e o Orfeón Donostiarra. Entre o público estavam presentes os Príncipes das Astúrias, assim como numerosas personalidades.

Ao finalizar a cerimónia, o Santo Padre regressou à Nunciatura. Contudo, a maior parte dos jovens passará a noite no aeródromo, no qual se instalaram 17 capelas que permitirão a Adoração ao Santíssimo permanentemente, durante toda a noite.

               O que é a JMJ?”
  O que é a Jornada Mundial?
È o grande encontro global de jovens com o Papa que se realiza cada três anos num lugar do mundo. Desta vez o encontro foi em Madrid, de 16 a 21 de Agosto de 2011.
 


Nenhum comentário: