domingo, 21 de agosto de 2011

Santo Antônio de Pádua terá Escola Técnica Federal

Santo Antônio de Pádua tem mais um grande motivo para comemorar! O município terá em sua sede um campus do IFF – Instituto Federal Fluminense – com cursos técnicos profissionalizantes. O prefeito José Renato Fonseca Padilha e o procurador do município Dr. Rafael Lyons assinaram o convênio com o Governo Federal na terça-feira, 16/08, em uma solenidade em Brasília, que contou com a presença dos prefeitos das cidades contempladas em todo o país.
Para alcançar esta grande vitória, a prefeitura contou com o apoio do Senador Lindeberg Farias, que defendeu a importância da criação deste Instituto para o Noroeste Fluminense. O prefeito José Renato Padilha afirmou que a Instalação da Escola Técnica Federal em Pádua irá proporcionar um futuro melhor para os jovens de toda a região. “A ampliação dos cursos superiores oferecidos pela UFF, cuja sede está sendo construída em terreno doado pela prefeitura, representou um avanço. Em breve, com a implantação dos cursos técnicos profissionalizantes, os jovens da região terão a oportunidade de aprender uma profissão, em um renomado Instituto Federal, sem pagar nada. E com a oferta de mão de obra especializada, a tendência é que nossas indústrias se aprimorem e cresçam mais!”.
A reunião sobre a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica aconteceu no Palácio do Planalto. A presidente da República, Dilma Rousseff, acompanhada do vice Michel Temer e do ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou a implantação de 120 unidades de ensino profissionalizante em todo o país. No Estado do Rio de Janeiro serão sete: em Belford Roxo, Niterói, São João de Meriti, Itaboraí, Pádua e duas no Rio de Janeiro. Os investimentos serão de cerca de R$ 7 milhões por unidade de educação profissional.
Para definir os municípios contemplados, entre outros critérios, o governo federal considerou a microrregião abrangida, os Arranjos Produtivos Locais (APL) e a infraestrutura das cidades. A instalação da Escola Técnica em Pádua mostra que o município está se desenvolvendo e se transformando em um ponto de referência para a região. “Pádua atendeu aos requisitos técnicos e logísticos necessários para receber o Instituto. Temos um número considerável de indústrias, o nicho de mineração, e há uma carência de cursos profissionalizantes na região”, disse Dr. Rafael Lyons.
Durante a reunião, os prefeitos conheceram o funcionamento dos institutos federais e foram informados sobre as especificações dos terrenos a serem doados. A prefeitura de Pádua assumiu o compromisso de doar ao IFF um terreno que tenha entre 20 mil e 50 mil m². Após a doação, o Governo Federal será o responsável pela construção do campus. O instituto paduano estará vinculado ao IFF sediado em Campos dos Goytacazes. A previsão é de que sejam criadas 1200 vagas e os cursos serão definidos posteriormente. A Reitora do IFF, Cibele Daher, participou da solenidade, e cumprimentou o prefeito José Renato pela conquista.
Sobre o acesso à educação, a presidente Dilma Rousseff destacou: “a expansão possibilitará o atendimento às demandas do mercado de trabalho por formação profissional, ampliando as oportunidades de atuação dos brasileiros”.


Nas fotos o prefeito José Renato Fonseca Padilha e o procurador do município Dr. Rafael Lyons (camisa branca)

Nenhum comentário: